Carta da Terra

>> sexta-feira, 30 de outubro de 2009

 A Carta da Terra (ou dos povos – como também pode ser chamada) é um documento de princípios essenciais para a construção de uma sociedade justa, sustentável e pacífica. O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas e acabou como uma iniciativa global buscando conscientizar a nós, humanos, para agirmos e lutarmos por um lugar melhor para se viver. Essa declaração demarca, de modo inclusivo e integralmente ético, a transição para um futuro sustentável e fortalecendo-se na adesão de mais de 4.500 organizações.

 A Carta se resume em um preâmbulo e quatro princípios básicos que interdependem e buscam um modo sustentável de vida como padrão:

Preâbulo
- Terra, Nosso Lar
- A Situação Global

- Desafios Para o Futuro
- Responsabilidade Universal

Princípios

I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida
- Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
- Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
- Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.

II. Integridade ecológica
- Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
- Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
- Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
- Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.

III. Justiça social e econômica
- Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
- Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa e sustentável.
- Afirmar a igualdade e a eqüidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
- Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.

IV. Democracia, não violência e paz
- Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça.
- Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.
- Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.
- Promover uma cultura de tolerância, não violência e paz.

 Que possamos, como cidadãos que somos, respeitar esses princípios e perceber que esse é um projeto que pode e deve ser compartihado por toda tribo, língua e nação para servir como código universal de conduta ambiental.

0 comentários:

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP