Convenção sobre a Desertificação

>> sábado, 24 de outubro de 2009

 A convenção tem a desertificação e a atenuação da seca como preocupação e reflete na urgência de procurar minimizar esse problema, pois sabe-se que quase 70% do planeta será afetado pela seca em 2025 se não forem aplicadas medidas de combate a essa calamidade. Atualmente, a seca afeta pelo menos 41% do planeta e o processo de degradação só aumenta, segundo um relatório sobre a situação climática mundial. Reconhecendo que esses problemas são questões globais e que toda e qualquer medida a ser tomada será em benefício das gerações presentes e futuras, esse documento trata de soluções para o atual flagelo e se divide em um preâmbulo e cinco partes, sendo que a terceira tem três seções e a quinta parte, quatro anexos discutindo o assunto regionalmente.

1. Preâmbulo
Parte I
Introdução
Parte II
Disposições Gerais
Parte III
Programas de ação, cooperação científica e técnica e medidas de apoio
Seção 1: Programas de Ação
Seção 2: Cooperação científica e técnica
Seção 3: Medidas de apoio
Parte IV
Instituições
Parte V
Questões processuais

Anexo I
Anexo de implementação regional para a África
Anexo II
Anexo de implementação regional para a Ásia
Anexo III
Anexo de implementação regional pra a América Latina e Caribe
Anexo IV
Anexo de implementação regional para o norte do Mediterrâneo

  No dia 17 de junho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação, pois foi nesse dia que a convenção foi concluída. Participam da convenção mais de 155 países, que são chamados de partes e os órgãos que promovem sua implementação são: a COP - Conferência das Partes (órgão máximo de decisão e responsável pelo programa de trabalho e sua implementação), o Comitê de Ciência e Tecnologia (assessoramento técnico e científico) e o Secretariado Permanente (administração a implementação).

 Atualmente, essa convenção é o único instrumento que pode contribuir para a preservação dos recursos naturais das regiões semi-áridas do mundo, por isso, gostaria de finalizar com uma frase impactante, porém legítima e, que esta, nos faça repensar no que estamos fazendo para piorar ou reverter esse problema:

A cada minuto, 12 hectares de terra viram deserto no mundo!

Se você acha que isso é brincadeira, continue sem fazer nada e veja o que vai acontecer...

0 comentários:

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP