Agenda 21 - Atitudes para uma sociedade sustentável

>> domingo, 18 de outubro de 2009

 A Agenda 21 resultou da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu no Rio de Janeiro de 3 a 14 de junho de 1992. O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 23 de dezembro de 1989 com a aprovação em assembléia extraordinária das Nações Unidas numa primeira conferência que culminou na Eco-92 – como é conhecida – e com o envolvimento de 179 países e o papel de mostrar a importância de cada país em se comprometer e cooperar para a resolução de problemas sócio-ambientais, desenvolveu um programa de ação fundamentado em 40 capítulos dispostos em 1 preâmbulo e 4 seções:

1. Preâmbulo
Seção I. Dimensões sociais e econômicas
Seção II. Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento
Seção III. Fortalecimento do papel dos grupos principais
Seção IV. Meios de execução

 Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). No Brasil é dado atenção especial aos programas de inclusão social, sustentabilidade urbana e rural, preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável, o que inclui o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.

 Essa Agenda é um programa elaborado para ser adotado por todo ser (Nações, Governos e Sociedade) e em qualquer lugar do planeta onde o ambiente é impactado. Ou seja, não estamos fora desse sistema, portanto, que não fiquemos alheios a esse acontecimentos que apresentam-se com a melhor das intenções: salvar e reverter o quadro atual global que se encontra indo em direção a um verdadeiro caos ecológico.

 A ECO-92, além da Agenda 21, deu vida à Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, às Convenções sobre Diversidade Biológica, Desertificação e Mudanças Climáticas e à Carta da Terra, que serão relatados posteriormente.

0 comentários:

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP